- Ex-aluna da EACH tem artigo selecionado para publicação entregue na cúpula do G20 no Brasil
- LabGov da EACH-USP promove pré-evento do I Seminário de Administração Pública entre Brasil e Guiné-Bissau
- Pesquisa da EACH sobre a regionalização do orçamento público recebe duas premiações de destaque
- Transferência Interna entre Períodos - 1ºSEM-2025
- CRInt da EACH recebe representantes da Universidad Central del Este, da República Dominicana
Aluna da EACH é vencedora na 4ª edição do “Prêmio Vídeo Pós-Graduação USP”
Postado em 23 de novembro de 2022
A aluna do mestrado em Têxtil e Moda da EACH, Ana Laura Marchi Berg, foi a vencedora da categoria Multidisciplinar da 4ª edição do “Prêmio Vídeo Pós-Graduação USP”, em parceria com a TV Cultura.
A cerimônia de premiação ocorreu na última terça-feira, no Anfiteatro Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária, durante o 3º Encontro das Pós-Graduação da USP 2022. A mestranda da EACH foi agraciada ao lado de sua orientadora, professora Isabel Cristina Italiano.
Editado por Diego da Silva Ribeiro, mestre em Têxtil e Moda pela EACH, o vídeo tem como tema “Os Espartilhos da Belle Époque no Brasil: estudos para recriação de um traje”. Assista ao vídeo premiado:
Durante o período da belle époque no Brasil, entre o final do século XIX e início do século XX, diversas lojas de vestuário se instalaram nos principais centros comerciais das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, oferecendo produtos importados ou confeccionados de acordo com os padrões da moda franco-inglesa para compor o traje feminino da época. O projeto desenvolvido pela aluna pretende identificar os tipos de espartilhos deste período, para analisar os aspectos estéticos, formais, funcionais, de materiais de fabricação e de confecção com o objetivo de propor soluções construtivas, possibilitando a recriação de uma peça.
O método de pesquisa escolhido para esta investigação consistiu em um estudo qualitativo de natureza histórica e caráter observacional. O estudo utilizou o uso de fontes iconográficas, tais como, as ilustrações impressas em catálogos de lojas de grande prestígio do comércio brasileiro e fotografias de colecionadores e acervos museológicos. A análise do traje corset, sob a óptica bibliográfica da história da indumentária e dos manuais técnicos de corte e costura do período, corresponde às fontes que fundamentaram a evolução construtiva da peça.
Com a finalidade de resgatar a cultura de confecção dos espartilhos da época proposta, o trabalho contribui para o campo da história da indumentária brasileira documentando todo o processo construtivo deste traje e viabilizando a recriação de peças de maneira fidedigna.